Equipa Mentes Empreendedoras

 

EM ACTUALIZAÇÃO

 
 

Afonso Mendonça Reis

Mentes Founder and Inspiration Chief

Afonso_sq.jpg

“Acredito que Portugal deve ser um país de cidadãos de impacto. Pessoas que todos os dias com gestos grandes ou pequenos ajudam o país a ser cada vez melhor, prospero para todos. Para tal acredito que é preciso, de jovem para jovem, desenvolver a autonomia e experiências de superação que mostrem a cada pessoa e aos seus pares o impacto que conseguem ter, inspirando uma atitude Eu quero! Eu posso! Eu faço!. 
Sou empreendedor de educação e professor universitário, tenho trabalhado na cooperação para o desenvolvimento, na inovação social, educação e desenvolvimento de autonomia e liderança.”

 
 
 

Rafaela lopes

Mentes Visionary Coach

rafaela.jpg

“Nos últimos anos tive a oportunidade de conhecer várias pessoas, jovens e adultos, apaixonados em encontrar soluções criativas e originais, para problemas específicos das suas comunidades. Pessoas inspiradoras, que veem nas oportunidades um motivo para arriscar, e sempre com a convicção de que vão fazer a diferença!

Hoje, considero-me uma delas, percebi que ter paixão por aquilo que mais gostamos de fazer, marca a forma como nós, empreendedores sociais, procuramos transformar o mundo.

A experiência obtida ao longo de 16 anos de trabalho na área da economia social, em associações como os Médicos do Mundo, Mundo a Sorrir, ADEIMA, Trinsheira, o Projeto Transformers ou a Teach For Portugal, permitiu-me desenvolver várias competências, ao nível do planeamento e gestão de projetos; desenvolvimento de liderança em equipas; intervenção, capacitação e empoderamento junto de Comunidades com poucas oportunidades; projetos de educação não formal; organização de eventos corporativos e fundraising e comunicação institucional.”

 
 
 

ana Moreira

Mentes Inspiration Officer
 

Ana Moreira.JPG

“Sou uma pessoa de pessoas e acredito que são elas a chave do futuro. Assim sendo, esta tem de ser a preocupação principal. Todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade social no mundo e precisamos de nos sentar e refletir sobre o que queremos fazer com ela. Um dia a Alice perguntou ao Gato qual o caminho que devia seguir. O gato disse que dependia de onde queria chegar. Quantas vezes perguntamos aos jovens para onde querem ir? Quantas vezes relembramos que podem e devem escolher? Este é o caminho que pretendo seguir nas Mentes Empreendedoras. Potenciar a superação, a resiliência e acima de tudo, o coração. Procurar todos os dias o melhor de mim para o poder dar ao nosso futuro: os jovens.

O que me move são as pessoas e a busca eterna por um maior conhecimento a nível de comportamento humano mas, serei eternamente apaixonada pela música e pelo desporto.”
 

 
 
 

Margarida nery

Mentes Atittude Officer

Fotografia Margarida Nery.jpeg

“Acredito que todos temos em nós a capacidade para ter um papel ativo na construção da nossa comunidade. Podemos e devemos lembrar-nos a nós mesmos e aos outros de que somos capazes!

Apostarmos no nosso crescimento e ter oportunidade para trabalhar competências chave, como a empatia, a cooperação e a autonomia, transforma a forma como vivemos e como vemos o mundo. É por levar essa oportunidade até aos jovens que faço parte das Mentes Empreendedoras.

Sou psicóloga e, observando-nos, tenho-me apercebido da importância de nos desenvolvermos e capacitarmos com ferramentas que nos permitam ser, fazer, comunicar e relacionar de forma mais adaptativa, saudável e que faça sentido para cada um, e da influência que isso pode ter em nós e em todos os que nos rodeiam.

Para mim, o melhor da vida é comer, rir e estar em boa companhia.”

 
 
 

patrícia lopes

Mentes Atittude Officer

Patrícia Lopes.jpg

"Acredito que o objetivo mais nobre que pode existir é querer fazer do mundo um sítio melhor. Todos podemos ser super-heróis na nossa sociedade e acredito que a educação seja a ferramenta ideal para adquirir superpoderes. Nas Mentes Empreendedoras, procuro sempre demonstrar aos jovens que fazer a diferença está a um passo de distância, potenciando o seu desenvolvimento pessoal e envolvimento positivo junto da comunidade. Sou assistente social de coração e alma e nas horas vagas, sou uma perfeccionista inveterada."

 
 
 

rita pereira

Mentes Inspiration Officer

rita.jpg

“Gosto de acreditar que somos todos capazes de fazer a diferença na sociedade, no país e no mundo. É pela igualdade de oportunidades e respeito pela diferença que tenho marcado o meu caminho como pessoa e profissional. Sou uma orgulhosa Animadora Sociocultural sempre pronta para encontrar novas estratégias de educação, e se há projeto com uma forma de educação inovadora são as Mentes Empreendedoras. Todos temos algo para ensinar e partilhar e é nisso que baseio a minha postura como formadora nas Mentes. Quero desafiar-me e desafiar os outros, juntos será mais fácil chegarmos a grandes soluções para os problemas que iremos encontrar. “